O fetiche do Prefeito: faixas, faixas e mais faixas.


Como entender  nosso Prefeito?  Parece fácil, mas a questão é um pouco mais complexa.
Como comparar São Paulo com cidades como Washington, Amsterdam, ou Londres? 
Em Washington são seiscentos mil habitantes e é uma cidade plana. Amsterdam, um pouco menos de setecentos e oitenta mil habitantes e também plana. A densidade demográfica de Londres é de 3.965 habitantes por quilometro quadrado e também, adivinhe, em sua maioria... plana.
Já São Paulo é de 7.383 por quilometro quadrado.
Devo concluir ser inviável o projeto do Prefeito de enfaixar a cidade?
Enfaixar seria o termo correto, pois remendar ou fazer um curativo não vai resolver o problema de circulação e transporte em São Paulo.
É imprescindível começar pelo básico, nossa rede municipal de saúde é uma vergonha. Por que não investir, sem desvios, o nosso dinheiro em mais equipamentos, mais médicos, mais enfermeiros e etc.?
Por que não melhorar o asfalto de nossas ruas? A grande maioria delas mais parece pista de rally.
Por que não considerar construir mais albergues para as pessoas que dormem nas calçadas?
Por que não abastecer a cidade com contêineres para depositar o lixo? A quantidade de lixo depositada nas ruas, principalmente nas esquinas, dão realmente a impressão de estarmos em uma cidade candidata a parecer de primeiro mundo?
Onde estão os equipamentos obrigatórios de segurança para as bicicletas? E para os ciclistas? Impressiona como tudo aqui começa pelo fim.
Não seria bom se o nosso Prefeito aumentasse o contingente da guarda metropolitana a fim de que cada escola municipal tivesse uma viatura evitando assim brigas de gangues nas imediações da instituição de ensino?
São muitas perguntas, e poderia aqui continuar perguntando até 2015. Porém, neste exercício de cidadania não cabe apenas perguntas, mas também conclusões. Está mais do que na hora do nosso Prefeito parar com este projeto ultrapassado e fácil de obter votos das pessoas menos “favorecidas”. Tomando decisões arbitrarias, sem consulta popular.
Onde está a tão propagada “discussão” de projetos do partido petista?
É tudo de qualquer jeito, e vamos ver no que dá... Vai que agente acerta né?
Vamos ver... Eu pego minha bike lá na Penha e vou pedalando até o meu trabalho que fica em Pinheiros. Quando eu chego, se é que vou chegar, estou todo suado e exausto, e por que não dizer tenso.
Saudável? Relaxante? Muuuuuito!
Vale lembrar que em Washington, Amsterdam ou Londres as pessoas podem ir de bicicleta até o metrô, ou qualquer outro meio de transporte, onde podem deixar as magrelas em local adequado, ir trabalhar e quando voltam, pasmem: a bicicleta continua lá.
Nossos automóveis estão sendo espremidos pelas faixas, causando mais engarrafamentos, tensão e poluição.

Prefeito: ainda falta colocar mais uma faixa. A faixa de Prefeito. E sair por ai de bicicleta sem rodinhas laterais, sem aquele aparato todo de seguranças e jornalistas, para ver e reconhecer as reais necessidades da nossa cidade. Acho que irá se surpreender com a quantidade de coisas básicas que ainda não foram feitas, e ao que tudo indica, mais uma vez não o serão.

Fernando Morad
Imagens e fotos
   






Comentários

Postagens mais visitadas