Curiosidades Paulistanas

Sebastião Ferreira de Assis. Estação Norte do Largo da Concórdia, 1942

    Com a desvalorização do preço do café, várias fortunas paulistas se desfizeram de seus palacetes em Higienópolis. Para monetizarem seus terrenos construíram no lugar dos casarões os chamados "prédios de rendas", com apartamentos para alugar, e migraram para novos loteamentos de alto padrão, onde o metro quadrado era mais barato como Jardim América e Jardim Europa. Mas o negócio dos edifícios de rendas foi turbulento. Por conta dos reajustes de valores de aluguéis seguidos, processos de despejo congestionavam os tribunais.
    Getúlio Vargas tentou resolver o problema, assinando em 1942 a Lei do Inquilinato, que congelava o valor dos aluguéis por dois anos e dificultava bastante os despejos, mesmo de inadimplentes. Construir para alugar se tornou, então, um mau negócio. Para conseguirem liquidez, os proprietários passaram a construir para vender. Do lado dos inquilinos, contudo, a oferta de unidades para locação encolheu, e quem não tinha economias suficientes para comprar um apartamento na região central da cidade foi levado a adquirir um lote barato nas periferias e construir com as próprias mãos.
    A precariedade do transporte público coletivo e o alto preço de um automóvel naqueles tempos indicavam que os melhores terrenos deveriam estar perto de escolas, bancos, lojas, ou seja, primeiramente no centro da cidade - o primeiro cenário para a verticalização para a venda. Depois, em poucos anos, o processo se repetiria por onde passava o bonde.

Fonte: Raul Juste Lores - São Paulo Nas Alturas

Comentários

Postagens mais visitadas